1. Verifique se o profissional contratado possui as ferramentas básicas para a correta instalação. Entre elas: serra para cortar pedras, conhecida popularmente por “maquita”; martelo de borracha, apropriado para o assentamento; régua de alumínio, usada para nivelar o piso; espátula, para fazer o rejunte; furadeira do tipo serra copo, apropriada para recortar o piso nos locais indicados para os ralos.
2. Para revestir pisos de cozinhas, banheiros e lavabos, é importante certificar-se de que o contrapiso esteja impermeabilizado. Detalhe: assentamentos feitos com cimento cola exigem pisos nivelados.
3. Antes de assentar as placas, faça uma pré-montagem espalhando as peças pelo chão, afim de escolher o posicionamento mais adequado de cada uma. A colocação deve seguir o sentido dos veios e ser mais uniforme possível. Assim, as peças que destoam do conjunto devem ser colocadas em locais de difícil visualização – atrás das portas, por exemplo.
4. São usados cimento e areia ou cimento-cola no assentamento de mármores e granitos. Ao contrário do cimento-cola, produto industrializado e comprado pronto, a massa de cimento e areia é feita na obra. Antes de fazer a mistura, é importante peneirar a areia para evitar que fragmentos de ferro oxidem as pedras. O calculo aproximado de massa por m2 é de 12 Kg.
5. Para o assentamento de mármores ou granitos claros, é aconselhável usar cimento-cola branco. Sua utilização evita alterações na cor do material colocado.
6. O colocador deve assentar o material aos poucos, evitar cortes na entrada do ambiente e prever ajustes para o final da instalação. Tudo isso garante perfeito acabamento.
7. Depois do piso assentado, deixe o ambiente livre de trânsito pelo menos por um dia inteiro, para que a massa seque bem.
8. Para o rejunte, o indicado é o cimento branco ou cimento pigmentado com pó xadrez, na cor aproximada da pedra. Para garantir melhor acabamento, prefira que o colocador use espátula e não, como é de costume, o rodo doméstico.
9. Com o rejunte pronto, espere mais um dia para a secagem total, depois, efetue a limpeza com um pano úmido e estopa, em caso de mármores, e palha de aço seca, em pisos de granito. E varra em seguida, para evitar riscos.
10. Finalizada a aplicação, recomenda-se proteger o piso com lona plástica transparente, plástico bolha ou nata feita de gesso e estopa. Esse procedimento é fundamental, principalmente se há outros serviços a serem executados. Vale lembrar que a utilização de plásticos transparentes favorece a visualização de pedras ou outras sujeiras indispensáveis.
0 comentários:
Postar um comentário