Ads 468x60px

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CUIDADOS E MANUTENÇÕES


As rochas ornamentais, em especial o mármore e o granito, são materiais que em perfeitas condições de conservação, apresentam superfície lisa, refletindo a luz. Dizemos que está polida/lustrada.
As sujeiras e asperezas criam a imagem opaca, menos clara. Nessas circunstâncias, é necessário muita atenção aos produtos de limpeza que serão utilizados. Em muitos setores; edificações, (pisos, coberturas, fachadas, escadaria), é comum a utilização de ácidos, que poderão prejudicar definitivamente as pedras.
Em situações de perda total do brilho, se faz necessário um novo polimento, devendo ser evitada a aplicação de resinas que eliminam o valor natural.
A manutenção dos mármores e granitos pode ser feita com água e sabão neutro e, eventualmente, com aplicação de cera incolor ou produtos especiais existentes para essa finalidade.
Pias e lavatórios devem ser limpos com pano macio embebido em água e álcool puro.
Em caso de aparecimento de manchas, não se deve tentar removê-las com saponáceo, escovas ou detergentes fortes, pois prejudicarão o lustro, permitindo a penetração de sujeiras e fungos.
Em mesas, tampos, balcões e aparadores podem se fazer o mesmo procedimento.
Essas rochas apresentam diferentes características de porosidade. Devendo-se tomar cuidados especiais com os produtos utilizados em sua manutenção e impermeabilização.
Devemos sempre lembrar de evitar o uso de paliativos com materiais inadequados, pois poderão provocar danos irreparáveis. A solução correta é sempre usar materiais desenvolvidos especificamente para pedras em geral, ou na impossibilidade de encontrá-los, usar apenas um pano úmido limpo, água e sabão neutro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates